Quem se importa com a PL?

Pesquisei no Google "poluição luminosa no DF", e apareceram muitos resultados. Quase todos sobre POLUIÇÃO VISUAL. O Google interpreta poluição luminosa como um tipo de poluição visual...

Vamos fazer uma comparação?

A poluição visual só atrapalha quem é obrigado a olhar para ela. A poluição luminosa atrapalha mesmo quem está tentando olhar para o céu, mesmo quando consegue ficar longe das luminárias da rua.

A poluição visual é restrita à cidade. A PL é irradiada pelas cidades centenas de Km ao redor, provocando o que chamo de "extinção do céu", mesmo nas áreas rurais entre uma cidade e outra não se consegue observar o céu como ele é.

A poluição visual só causa males (psicológicos) aos seres humanos. A PL interfere de muitas formas em todo o ecossistema, além de nos prejudicar de forma tão agressiva quanto a poluição visual, se não mais.

A PL parece estar bem mais estudada do que a poluição visual, ao menos na internet, se encontra muito mais material acadêmico sobre PL do que sobre poluição visual.

Então...

Porque na mídia vemos mais reportagens denunciando a poluição visual do que a poluição luminosa?

Porque vemos ações do governo contra a poluição visual, remoção em massa de faixas e outdoors, e nenhuma ação para conter a PL?

Porque temos regulamentação acerca do tamanho máximo dos outdoors e locais para propaganda, e nenhuma regulamentação restritiva para a PL?

Minha opinião:

1- Barulho:

- As pessoas interessadas em acabar com a poluição visual fizeram MAIS BARULHO! Desta forma a tornaram conhecida do público e dos políticos, que já se mexem para criar leis anti-poluição-visual, além dos órgãos fiscalizadores, que removem as propagandas em locais indevidos.

- Enquanto isso, as pessoas interessadas em acabar com a poluição luminosa ficaram caladas, como que com vergonha de incomodar a sociedade só pra poder ver o céu, de forma tal que quase só é possível encontrar referências à PL em sites especializados em astronomia, ou então em artigos acadêmicos. A grande mídia desconhece este tipo de poluição.

2- Desafio:

- A poluição visual, você consegue acabar com ela simplesmente removendo as propagandas, esqueletos e outros objetos que enfeiam as cidades. E é em geral promovida por particulares.

- Acabar com a poluição luminosa exige mudança de cultura, tanto dos responsáveis pela iluminação pública, quanto da população, que hoje quer ver excesso de luz, e acha que não ver mais estrelas é consequência natural. Além disso, a PL, em sua maior parte, é provocada por um serviço do Estado, a iluminação pública. Parece um desafio mais difícil.

E agora?

Como cobrar da CEB consciência ambiental, se a sociedade desconhece o que é PL? Todos gostaríamos de poder ver mais estrelas no céu, mas a maioria esmagadora acha a PL consequência natural do desenvolvimento humano nas cidades, e se conforma com isto.

Porque continuamos silenciosos, resmungando sobre a PL com quem já a conhece, e com vergonha de mostrar a cara? Vamos agir, fazer barulho! Mostrar à sociedade o que ela está perdendo por puro descaso e desconhecimento, dela e dos responsáveis pela iluminação pública.