Não basta apenas comprar a luminária correta!

A alguns anos a CEB comprou e instalou milhares de luminárias de alta eficiência e vidro plano.

Porém tal tipo de luminária, mesmo sendo excelente para o controle de PL, deve ser instalada com o vidro plano na horizontal, com o máximo de precisão possível. Só isto garante que não será emitida luz acima do horizonte.

A luminária é feita para instalar na horizontal. O refletor é projetado para direcionar mais luz para o lado oposto ao que o poste está instalado, justamente por estar mais longe. Não precisa inclinar a luminária, o facho de luz já sai inclinado.

Mas na intenção de "mostrar serviço" e iluminar dezenas de metros a mais que o necessário, e mostrando total desconhecimento do problema da PL, a CEB instalou tais luminárias, na quase totalidade dos casos, em ângulo com a horizontal, transformando ótimas luminárias full-cutoff em emissoras de PL.

Os exemplos são incontáveis, já que quase todas as luminárias foram instaladas desta forma. Parte da culpa é do fabricante, que na maior parte dos casos não incorpora um mecanismo de regulagem do ângulo na própria luminária.


EPIA / Candangolândia: luminária correta, ângulo errado

Setor Sudoeste (em frente ao Instituto Chico Mendes): luminária correta, ângulo errado

EPVP / Park Way: luminária correta, ângulo errado

EPVP / Park Way: luminária correta, ângulo errado
Esplanada dos ministérios: luminária correta, ângulo errado
EPGU / Zoo: luminária correta, ângulo errado

As fotos abaixo mostram a TOTAL FALTA DE CRITÉRIO COM A ANGULAÇÃO:


EPIA / Candangolândia: qual é o ângulo correto?

EPIA / Candangolândia: qual é o ângulo correto?

Eixo monumental (via N1): qual é o ângulo correto?

Eixinho sul: qual é o ângulo correto?

Além da TOTAL FALTA DE MANUTENÇÃO:

A luminária ficou neste estado depois de alguns anos, instalada em poste baixo, próximo à parada de ônibus, na marginal da EPIA, altura da Candangolândia. Totalmente escurecida pela fuligem do escapamento.

De qualquer forma, mesmo com o ângulo incorreto, as luminárias de vidro plano emitem muito menos PL que as luminárias de vidro curvo. Vejam nas fotos abaixo:

EPGU / Zoo: dá impressão que uma luminária de vidro curvo emite tanta poluição luminosa quanto todas as luminárias de vidro plano que iluminam a via, juntas.

Via iluminada com luminárias de vidro curvo.